Braslia / DF - quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Orientações na Dermatite de Contato por Níquel

Sensibilidade ao Níquel

- A sensibilidade ao Níquel deve ser diagnosticada através de um Teste de Contato. Essa é a sensibilidade mais comum encontrada nesses testes.

- Pequenas quantidades de Níquel podem causar reações na pele e serem carreadas para outras áreas do corpo pelas mãos suadas.

- Muitos metais contêm Níquel, mesmo ouro amarelo ou branco de 14 k. O aço inoxidável pode ser usado apesar de conter Níquel, porque ele não o libera facilmente.

- Algumas bijuterias ditas "hipoalergênicas", também contêm Níquel e podem lhe causar uma reação na pele.

- Tenha especial cuidado no uso dos seguintes materiais:

     Brincos

     Pulseiras (de relógio e outras)

     Relógios

     Zíperes e fechos

     Medalhões

     Colares

     Fivelas (cintos, bolsas, etc)

     Bijuterias

     Botões metálicos (calça jeans e outras roupas)

     Ilhoses (roupas e calçados)

     Substitutos: Ouro 18k ou mais, plásticos e velcro.

- Mantenha moedas e chaves em bolsas plásticas. Esses materiais podem causar reações após 3 minutos em contato com a pele ou no bolso da calça.

- Cadeiras cromadas contêm Níquel. Se o uso for inevitável, cubra o metal com um tecido grosso. Tesouras, grampeadores, clipes de papel e outros objetos metálicos de uso doméstico ou no trabalho também contêm Níquel.

- Nunca utilize armações de óculos feitos de metal. Substitua por armações plásticas, de resinas ou de Titânio. As armações de metal quando novas não liberam Níquel, porém com o tempo e ação do suor começam a liberar grandes quantidades.

- Quando necessitar ir ao médico ou ao dentista, avise que é alérgico ao Níquel, para que sejam utilizados apenas instrumentos de aço inoxidável, que são mais seguros.

- Próteses cirúrgicas ou metais usados em cirurgia ortopédica devem ser de materiais isentos de Níquel. 

- Verifique se no seu trabalho existem utensílios que possam liberar Níquel. Caso afirmativo, proteja-se com luvas de vinil, pois o Níquel penetra pelas luvas de borracha.

- Para os utensílios de cozinha recomenda-se o uso dos recobertos por teflon, de alumínio ou esmaltados.